Deu no Jornal

Sinopse . Ficha Técnica . Diretor . Assista . Apoios . Prêmios

 

Yanko Del Pino

Nasceu em Araranguá, litoral sul de Santa Catarina, em 1960.

Filho de pai aviador e mãe professora morou os primeiros dez anos de vida em São Paulo. Mudou-se em seguida para Curitiba onde realiza seus primeiros filmes em super-8 na Cinemateca do Museu Guido Viaro, enquanto cursa Edificações na Escola Técnica Federal do Paraná.

Em 1980 ingressa na Universidade Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. Cursa Comunicação Social e habilita-se como jornalista cinco anos depois. Nesta época desenvolve atividades de extensão universitária relacionadas à produção audiovisual, estagia na Video-Puc em Porto Alegre e promove sessões de cineclube no DCE e no Centro Livre de Cultura.

Em 1986 vai para Brasília onde inicia sua carreira profissional. Primeiro trabalha como revisor no Jornal de Brasília e em seguida, como prestador de serviços, atua no mercado audiovisual dirigindo vídeos em campanhas políticas, institucionais, comerciais, científicos, educativos etc.

Durante seis anos produz e dirige em parceria com Marcio Curi o longa-metragem "A TV que Virou Estrela". Enquanto isto, presta serviços à Universidade de Brasília, ao Banco do Brasil, à Companhia de Água e Esgotos Caesb, à ONU- PNUD, ao Governo do Distrito Federal, a Partidos Políticos e a vários ministérios, estatais e autarquias. Atuou como sócio diretor na Asa Vídeo e, em regime free lancer, nas produtoras Provídeo, Apoio Vídeo, Zôo Vídeo, JCV produções, Vídeo Way, Cor Produções e Ema Vídeo.

Desde 1995 vive no Rio de Janeiro. Continua atuando no mercado de vídeo enquanto dá continuidade ao seu processo cinematográfico. Produz e dirige o curta-metragem "Retratos e Borboleta" e atualmente desenvolve projetos de curta-metragem em animação.